Milhagem UFMG

Organização Interna

Conheça mais sobre nossos sistemas.

Sistemas

A Equipe Milhagem se organiza em sistemas, a fim de um melhor desenvolvimento do projeto como um todo. Esses sistemas são: PowerTrain Elétrico; PowerTrain Combustão; Comunicação; Fabricação; Dinâmica Veicular. Assim, as tarefas se dividem de forma multidisciplinar entre as áreas.

Comunicação

Em primeiro lugar, o sistema de Comunicação tem como objetivo acrescentar conhecimentos de áreas relacionadas à gestão da equipe e comunicação social. As tarefas básicas envolvem a movimentação das principais redes sociais, produção de artes e vídeos, escritas de textos, procura de locais para teste dos protótipos ou espaços que possamos divulgar a equipe. Além disso, o sistema procura novos patrocinadores e mantem vínculos com os atuais, de forma a conseguir auxílios para avanços dentro da equipe. Por fim, a Comunicação também trabalha com a organização de eventos que promovem a equipe e solicita participação em palestras dentro e fora da UFMG.

Dinâmica Veicular

A Dinâmica Veicular se dedica ao projeto, avaliação, montagem e manutenção dos componentes de direção, freio, estruturas e aerodinâmica dos carros. Dessa forma, constituem-se como atividades inerentes a esse sistema: ajuste dos freios, simulação de componentes estruturais a serem usados nos veículos, preparação de componentes como rodas e pneus, simulação de perfis para definir o formato do carro, dentre outras tarefas que tornam possível um desempenho mais eficiente nas competições.

Fabricação

A Fabricação é responsável por concretizar os projetos desenvolvidos pela equipe. Para isso, realiza atividades como soldagem, torneamento e laminação, além de ser o sistema responsável por toda demanda de peças, alterações no chassi, modificações na carenagem, entre outros utensílios que usamos no dia-a-dia e nas competições. Em adição, seleciona os materiais utilizados na construção dos projetos, visando otimização, qualidade e alta eficiência.

Powertrain Combustão

O PowerTrain Combustão é voltado para aplicação não só da eletrônica, mas também da mecânica em nosso veículo urbano à combustão interna. Para isso, utilizam o conhecimento de motores, acionamentos e sistema de propulsão e de transmissão. Além disso, os integrantes do sistema também realizam programação de microcontroladores – como Arduino -, placas de circuito impressos, chicote elétrico do Urban, injeção eletrônica, além da aquisição de dados, feita por meio da telemetria e sensores e atuadores.

Powertrain Elétrico

O PowerTrain Elétrico se dedica às aplicações relacionadas à transmissão de energia e propulsão do protótipo movido à bateria elétrica, partindo da utilização de conhecimentos sobre motores, acionamentos e controle. Além disso, os integrantes do sistema também desenvolvem a aplicação de programação de microcontroladores – como Arduino e Texas -, placas de circuito impressos, chicote elétrico do protótipo e, por fim, aquisição de dados.

Telemetria

A telemetria é o sistema que se responsabiliza pela aquisição, tratamento e análise de dados de sensores espalhados pelo carro, que servem para verificação da pista em tempo real e ajudam na compreensão dos efeitos externos aos quais o veículo está exposto. Os estudos realizados pela Telemetria beneficiam sistemas como o de segurança, motor e resfriamento. Isso porque, eles permitem entender os efeitos externos exercidos sob o carro e então projetar melhorias que permitem a otimização do projeto.